quarta-feira, 6 de maio de 2009

A historia do Pao de Mel

Não poderia deixar de começar o blog postando a história dessa delícia que é o pão de mel. Pesquisei em diversos sites, porém só encontrei 2 versões para essa história.

Uma delas é que " o pao de mel nasceu na Russia por volta do seculo IX, chamado de "pryanik", era uma mistura de farinha, mel e suco de frutas, mas o mel constituia quase metade de todos os outros ingredientes.
Mais tarde, ja nos seculos XII e XIII, foram adicionadas especiarias vindas da India e Oriente Medio (canela, nozes, gengibre, frutas secas...). Entre os seculos XVII-XIX a receita se espalhou, e cada regiao tinha a sua maneira de assar os "pryaniks". A tradicao e os segredos da culinaria eram passados de geracao em geracao.
Os "pryaniks" eram feitos em formato de animais para enfeitar as arvores de natal, eram feitos para pobres e ricos, como presentes, para casamentos, festas, celebracoes, dias especiais e tambem para pessoas doentes, com o objetivos de cura, os paes eram assados no formato de anjos.
Atualmente o pao de mel ou "pryanik" e um fenomeno em todo o mundo, com ou sem cobertura de chocolate e com diferentes recheios, se aperfeicoando e se modificando de acordo com os tempos e regioes, e tornando-se cada vez mais saboroso."

A outra é que " Pão de mel é um doce de origem européia, elaborado à base de mel, farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias e ovos. Depois de prontos e frios, normalmente, são banhados em chocolate. O pão de mel surgiu quando os europeus descobriram que o pão de especiarias poderia ser coberto com chocolate derretido para prolongar o seu sabor e umidade.

Seja qual for a origem a verdade que pão de mel é tudo de bom.

Beijos,
Mi.

2 comentários:

  1. ahh... realmente seja qual for a origem, não dá pra negar que é mto bom! rsrs

    obrigada pela participação no nosso blog,
    visite lá, tem post novo! ;***

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo!!!! Ja experimentou o da Tchocolath...NAO PERCA....

    ResponderExcluir